domingo, 25 de maio de 2008

Redundância de Dados

Atualmente, o Centro de Processamento de Dados da UFS tem se deparado com uma inconveniente situação: a Redundância de Dados. E uma das principais redundâncias existentes é o cadastro de informações de cada indivíduo vinculado à universidade. Indivíduo esse que pode ser aluno do Codap (Colégio de Aplicação), graduando, pós graduando, funcionário, etc. Digamos que um aluno do Codap que passe pela graduação, pós graduação e retorne como docente, este será portador de quatro matrículas da instituição, ou seja, o banco de dados terá quatro vezes a mesma informação pessoal deste indivíduo. Tal fato gera inconvenientes do tipo: se um indivíduo é pós-graduando e funcionário técnico ou docente, que número de matrícula ele deve utilizar?
Esse problema ocorre, pois a informatização da UFS foi elaborada a fim de atender às necessidades individuais dos setores da universidade. Para solucionar este problema propomos o "Sistema Unificado de Matrícula". Consiste em cadastrar uma única vez o indivíduo na base de dados da universidade, e usá-lo em qualquer dos prováveis papéis que este pode exercer na instituição.
Na página da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi possível extrair algumas idéias e observar algumas tecnologias utilizadas. Por ser antigo (2000), este PDI mostra que a modelagem de dados possui característica persistente no tempo, ou seja, quando bem modelado, não se fazem necessárias tantas atualizações críticas no banco.
O PDI da UNIFESP pode ser visto clicando aqui.

Um comentário:

Denisson disse...

O sistema que a professora Débora está modelando para o DCOMP, e será futuramente expandido para os demais departamentos, está tratando bem o problema da redundância de informação.
Caso uma pessoa seja: técnico administrativo, aluno e professor substituto, ele terá 1 perfil de acesso que englobará as três funções exercidas por ele.
O sistema que possivelmente será adquirido pela ufs, o SIE, estará tratando o problema da redundância de dados, quanto a matrícula.